Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste



Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou a UPA Dr. Casemiro nesse sábado


Data: 25 de junho de 2018
Fotos: Jéssica Santos


A prefeita Fátima Daudt inaugurou na manhã de sábado, 23, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Casemiro, em homenagem ao Dr. Boleslau Casemiro Konarzewski, reconhecido por sua atuação humanitária e referencial na Medicina exercida em Novo Hamburgo. Localizada no número 134 da Rua Visconde de Taunay, no bairro Rio Branco, a nova UPA é uma unidade de atendimento pré-hospitalar, de complexidade e atuação intermediárias, dentro da atenção que vai das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) até o Hospital Municipal.
 
Em seu pronunciamento durante a cerimônia, a prefeita fez questão de ressaltar que o momento representava mais uma etapa positiva na área da Saúde. "A nova UPA dá ao paciente o que ele merece ao chegar aqui, que é o respeito, o alento e uma assistência eficaz e atenciosa", observou a gestora do Município. A UPA já passou a atender na mesma tarde.

Em sua fala, a prefeita também foi enfática na análise do atual sistema de gestão em que os Estados que mais contribuem com o governo federal são aqueles que recebem menos recursos. "Nosso País precisa de reforma política e tributária, mas se não houver a revisão do pacto federativo nenhuma delas terá êxito", sublinhou. "Hoje, operamos verdadeiros milagres com nosso orçamento a fim de atender às demandas dos munícipes, sendo que muitos acabaram por migrar do plano privado para o sistema público de Saúde."  
 
O diretor-geral da Comur, Joel Gross, estava presente na cerimônia, que que contou com visita guiada e restrita a convidados pelos ambientes da UPA, e com a presença do primeiro-cavalheiro, Marcelo Santos Nunes, o chefe de Gabinete, Raizer Ferreira, o procurador-geral do Município, Nei Sarmento, o assessor jurídico especial da Prefeitura, Ruy Noronha, o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, o secretário de Administração, Lineo Baum, o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Márcia Isabel da Silva, representando a titular da pasta, Maristela Guasselli, o diretor de Administração da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Rafaga Fontoura, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung e o diretor-geral da Comusa, Marcio Lüders. 
 
O funcionamento da nova casa
 
Ao ampliar a rede de urgência e emergência do Município de Novo Hamburgo, a UPA 24 horas Dr. Casemiro tem capacidade para atender 6,5 mil pacientes por mês. A estrutura de aproximadamente 1.300 metros quadrados (1.297,56 metros quadrados, precisamente) contempla 12 consultórios, 12 leitos de observação, 3 leitos de urgência, 2 leitos de isolamento e 1 sala de gesso/mobilização de fratura, entre outros espaços. A UPA mantém uma equipe multiprofissional. São três médicos clínicos, dois pediatras, três enfermeiros e dez técnicos por turno, além de colaboradores de apoio, como administrativos e de serviços gerais. Vale informar que o acesso das ambulâncias será pela Rua Maringá. 
 
Os serviços oferecidos serão atendimento adulto e pediátrico, estabilização de pacientes socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apoio diagnóstico terapêutico, raio-X de última geração, eletrocardiograma e controle de gases medicinais. 
 
O investimento na construção do prédio é de R$ 4.700.000,00, sendo que R$ 2 milhões são recursos oriundos do governo federal e o restante é a contrapartida do Município. Quanto ao custeio mensal dos serviços, a estimativa é de 1 milhão de reais. Inicialmente, 175 mil serão de recursos federais. O restante é de contrapartida municipal.
 
Visitas ilustres
 
A cerimônia teve um grande significado emocional pela presença do filho do Dr. Casemiro, o economista Celso Araújo Konarzewski, 62 anos, e o sobrinho do homenageado que ganhará uma placa na entrada da unidade muito em breve, o também médico Fernando Araújo Araújo Konarzewski, 60. "O momento é de reconhecimento à memória de meu pai que amava, na mesma proporção, a Medicina, Novo Hamburgo e sua gente", comentou Celso após a solenidade. 
 
Nascido na cidade de São Luiz Gonzaga, na região gaúcha das Missões, em 21 de novembro de 1912, o Dr. Casemiro veio para Novo Hamburgo poucos dias antes de completar 30 anos, portanto, no final do ano de 1942. Rapidamente, sua fama de profissional de primeira e com um carisma a toda prova se espalhou pela cidade do Vale do Rio dos Sinos. Era muito conhecido por sua atuação pioneira no atendimento em saúde 24 horas e junto à Associação Médica do Rio Grande do Sul, além de estar à frente de entidades de classe do Município.  


25062018093948.png