Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste



Comur vai implantar bilhetagem eletrônica nos ônibus


Data: 17 de setembro de 2021


A Prefeitura de Novo Hamburgo assinou nesta quarta-feira, dia 15, convênio com a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) para implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no transporte coletivo municipal. A Comur terá 180 dias para a implantação e início do novo sistema. “Estamos dando um importante passo para qualificar o serviço de ônibus na cidade, facilitando a compra de passagens e o acompanhamento dos ônibus por parte dos usuários”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

O SBE é um conjunto de equipamentos, softwares, hardwares, dados, serviços, instalações e informações voltados para a gestão e fiscalização dos serviços de transporte público, em especial a cobrança eletrônica de tarifa. Nos próximos 180 dias, a Comur deverá seguir um cronograma de compra de todo equipamento, tanto software quanto hardware, contratação e treinamento dos funcionários e atendentes; treinamento dos funcionários do transporte público e testes e implantação de aplicativo de consulta ao celular.

“Com este novo sistema, a Prefeitura pretende trazer mais transparência e confiabilidade ao transporte coletivo”, acrescenta a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. A expectativa é concluir a licitação do transporte coletivo no município paralelamente à bilhetagem eletrônica. “O município ainda aguarda parecer final do Tribunal de Contas e vamos seguir com a abertura do edital logo após recebermos este parecer”, finaliza.

APLICATIVO

“Este é um desafio que assumimos com muita responsabilidade. Sabemos que o trabalho será imenso, mas estamos determinados a apresentar resultados que irão facilitar em muito a vida dos usuários”, diz o diretor geral da Comur, Maurício Alcides Saul.

Entre as novidades, está a implantação de um aplicativo que irá permitir aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos ônibus. “Com isso, a pessoa poderá ir até a parada minutos antes da chegada do ônibus”, exemplifica a secretária. Outra possibilidade será a integração tarifária entre as linhas urbanas e também com a Trensurb e inclusive linhas metropolitanas. Ao longo do tempo, a Comur também poderá estabelecer vários pontos de compra de passagens, eliminando o uso de dinheiro nos ônibus.

A assinatura do convênio foi realizada com entre o secretário municipal de Administração, Fauston Saraiva, e Saul, que estiveram acompanhados da secretária Roberta, além do assessor jurpidico especial, Cácio Bortolini, do advogado da Comur Fábio Tomasiak e do diretor de Transportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Leandro de Bortoli.

NOVIDADES PREVISTAS

- Aplicativo de celular e web para consulta de horários, itinerários, previsão de chegada no local escolhido e meios de interação para pessoas com dificuldades de visão;
- Possibilidade de integrações tarifárias entre as linhas urbanas, com a Trensurb e linhas metropolitanas;
- Implantação na Prefeitura de uma Central de Controle Operacional (CCO), que realizará o monitoramento preciso de todas as linhas, horários e passageiros, podendo ser monitorados o cumprimento de horários, os itinerários das linhas e a fiscalização de lotações nos ônibus;
- Implantação de diversas formas de pagamento da tarifa, como cartão de débito, cartão de crédito, QR Code, via celular e novos meios que vierem a ser implementados pelas inovações tecnólogicas;
- Possibilidade de convênios com estabelecimentos comerciais do Município para compra de cartão de passagens;
- Reconhecimento facial para todas as gratuidades, diminuindo a má utilização do cartão de benefício.



17092021104314.jpg