COMUR assina contrato de concessão de uso da Pedreira Municipal
A Pedreira de Novo Hamburgo está agora sob o comando da Mineradora Vera Cruz. A empresa foi a vencedora da licitação de concessão da extratora de britas.

A previsão é de que a Pedreira volte a funcionar dentro de 90 dias. O contrato de concessão foi assinado pelo então Diretor Geral interino da COMUR, Juarez Kaiser, e pelo presidente da Mineradora, Israel Zandoná, nessa quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann.

Os serviços da Pedreira estão voltados à produção e comercialização de basalto, rocha da qual pode ser extraída a brita. Com a concessão de uso da área, a Mineradora Vera Cruz irá modernizar o maquinário para melhor produção.

O prefeito Tarcísio considera esse contrato importante para o desenvolvimento da extratora. “Desativamos a Pedreira porque ela estava com problemas, em estado precário, com pouca capacidade de investimento para a modernização e o resultado era pequeno. Estamos felizes porque uma empresa sólida irá assumir esse trabalho”, declara.

Já Kaiser afirmou que para Novo Hamburgo essa parceria é muito importante, pois vai gerar uma receita certa mensalmente. “O vencedor da licitação é uma empresa forte que nos dá tranquilidade de que realizará o trabalho necessário e não irá degradar o ambiente”, cita. A Comur trabalhará juntamente com a Mineradora, acompanhando todo o desenvolvimento da Pedreira.

Sendo esse o primeiro empreendimento da área no Município, a empresa vencedora da licitação está com expectativas de desenvolver um bom trabalho. “A COMUR pode ficar tranquila de que o objetivo maior é atender a comunidade e cumprir tudo o que foi acordado. Vamos administrar para que a Pedreira esteja em melhores condições do que ela se encontra hoje”, garante Zandoná.

1

“A capacidade de produção de brita na Pedreira atualmente é de 300 a 400 metros cúbicos por dia”