Faixa Nobre
1
Novo Hamburgo possui uma população estimada de 248.694 habitantes (IBGE/2015).
A alta concentração de veículos no centro da Cidade, durante o horário comercial, dificulta o acesso do público ao comércio, serviços de utilidade pública, entre outros.

O sistema Faixa Nobre de estacionamento rotativo, que é administrado pela Companhia Municipal de Urbanismo COMUR desde 1997, visa democratizar o estacionamento nas vias públicas centrais de Novo Hamburgo.

A missão da Faixa Nobre não é punir, mas sim orientar e regulamentar os espaços de estacionamento, espalhados em 25 perímetros urbanos, conscientizando o cidadão sobre a importância do direito coletivo de acesso às vias centrais da Cidade.

O controle de situações irregulares é exercido pelos agentes de trânsito, cuja função é desempenhada pela Guarda Municipal.

O estacionamento em desacordo com a regulamentação é considerado infração de natureza grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (art. 181, XVII), que prevê ainda a aplicação das seguintes medidas:

  • Medida administrativa: remoção do veículo;
  • Penalidade: multa de 120 UFIRs (R$ 127,69);
  • 5 pontos na CNH.

A sede da Faixa Nobre, sob a gerência da Sra. Patrícia De Mello, está localizada na Rua Carlos Gomes, 102, Bairro Vila Rosa, CEP 93315-040, Novo Hamburgo/RS.