Rotativo Digital NH

 
COMPANHIA MUNICIPAL DE URBANISMO – COMUR
ROTATIVO DIGITAL NOVO HAMBURGO
 
NOTA OFICIAL
 
A Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), através de seu diretor-geral, vem a público esclarecer fatos incorretamente veiculados em redes sociais sobre o Rotativo Digital, os quais, infelizmente, sofreram interpretação equivocada e geraram indevida repercussão:
 
1 – O Rotativo Digital foi criado com a finalidade de modernizar e democratizar as vagas de estacionamento da região central da cidade, de forma a incentivar a economia local, em especial o comércio.
 
2 – A COMUR, como empresa estatal, não possui objetivo de lucro com o Rotativo Digital, sendo que todos os valores arrecadados destinam-se apenas a cobrir os custos da operação.
 
3 – Trata-se de um novo sistema, cuja implantação é recente e que, como tal, está sujeito a adequações e ajustes que decorrem de sua aplicação prática.
 
4 – Sobre o tempo de tolerância de 10 minutos, previsto na legislação municipal, esclarecemos que:
 
a) o monitoramento das vagas deve ser sempre realizado em duas etapas, sendo que a primeira verificação constata a presença do veículo e início do tempo de tolerância, sem emissão de tarifa de pós-utilização (TPU);
 
b) a TPU somente é emitida nos casos em que, ultrapassado o período de tolerância de 10 minutos, o veículo permanecer estacionado em situação irregular;
 
c) portanto, o usuário que estacionar seu veículo e retirá-lo da vaga em até 10 minutos não estará sujeito ao pagamento da tarifa do Rotativo Digital, e;
 
d) eventuais veículos flagrados pelo monitoramento dentro do tempo de tolerância de 10 minutos não estão sujeitos ao envio dos dados para emissão de multa de trânsito.
 
5 – Com isso, temos como equivocada a informação de que veículos que estejam dentro do tempo de tolerância serão multados. Tal entendimento não corresponde à realidade.
 
6 – Ao final, reforçamos o empenho com o qual estamos trabalhando para oferecer um serviço de excelência à população de Novo Hamburgo e, desde já, não nos responsabilizamos por quaisquer informações de terceiros que possam ter induzido a algum entendimento incorreto, sendo que eventuais erros de operação serão resolvidos conforme os casos concretos.
 
Maurício Alcides Saul
Diretor-geral

25 de Janeiro de 2023