Comur fez o plantio de mudas no local - Foto: Bruna de Bem
Na manhã desta quarta-feira, 8, a movimentação foi intensa na área da Pedreira, com o plantio de 110 mudas de árvores nativas. Nos próximos dias, mais 50 mudas serão plantadas. Pitangueiras, cerejeiras, araçás e cocão são algumas das diferentes mudas de árvores nativas que já estão no local, todas de um metro e meio a dois metros de altura. Administrada pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), a Pedreira fica localizada no bairro Roselândia.
As mudas de árvores nativas estão dispostas na área de preservação permanente (APP) da Pedreira, que fica 30 metros do Arroio Roselândia e em obediência a Lei 12.651/2012. Conforme o diretor-geral da Comur, Joel Gross, o plantio é mais um grande passo para o processo de recuperação da área degradada da Pedreira. “Quando assumimos a gestão, iniciamos um projeto para a recomposição da topografia do local e estamos trabalhando para que a Pedreira receba resíduos da construção civil, como restos de tijolos e concreto”, explicou ele, que lembra que o projeto está em andamento com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (que também doou as mudas para o plantio).
A recuperação da Pedreira fará benefícios ao ecossistema, enriquecendo a flora local com a introdução de espécies nativas que se adaptam à região, além de árvores frutíferas, que podem atrair fauna. Além disso, diminuirá o impacto ambiental e visual recorrente as atividades de extração de pedras que ocorriam no local até o ano de 2016.
08 de Agosto de 2018