Merendeiras preparam pratos criativos para incentivar crianças a comerem melhor

Galeria de fotos

A dobradinha arroz e feijão é tradição na cozinha brasileira. Mistura que serve de base para o cardápio de almoço na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, a combinação chega à mesa complementada por nutrientes encontrados em legumes, hortaliças, frutas e alimentos ricos em proteína. É a máxima do “desembale menos e descasque mais” levada à prática por merendeiras da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) em nome da saúde e do bem-estar dos alunos. 
 
Para sair do convencional e motivar as crianças a refeições com “um gosto a mais”, tias da cozinha se dedicam com esmero ao projeto espontâneo que leva o nome de O Amor é o Tempero. 
 
No cardápio da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Baptista Jaeger, do bairro Santo Afonso, e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aldo Pohlmann, do Industrial, as funcionárias incorporam às receitas o seu toque especial e dão asas à imaginação em alimentos com cortes e montagens criativas.  
 
Desse modo, tiras de beterraba e cenoura são moldadas como flores, ovos cozidos se transformam em galinhas, pintinhos e até porquinhos. São versões divertidas para todos os paladares, como uma espécie de pássaro esculpida em cenoura, maçãs cortadas em palito fazendo as vezes de batata frita, ursinhos com vegetais cor de laranja e outras tantas propostas lúdicas. 
 
Na escola de educação básica, a merendeira da Comur Iara de Assis Rodrigues se sente estimulada pela colega Marileia Beck, que integra o quadro da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A dupla virou inspiração para as merendeiras Deisiane Bastos e Irani Soares Viegel, funcionárias da Companhia que atuam em escola de educação infantil. “As crianças estão adorando as nossas criações e passaram a comer muito mais frutas e verduras”, observa Deisiane. “Eu e a minha colega Irani estamos sempre pensando em ideias diferentes para surpreender os pequenos.”
 
Conforme a diretora da EMEI Aldo Pohlmann, Greice Weber, o objetivo do projeto é reverberar as boas práticas em nutrição no trabalho pedagógico para o público infantil. “As meninas são dedicadas e se sentem reconhecidas pela atenção que recebem, deixando a comunidade escolar igualmente satisfeita”, assinala.
 
Para o diretor da EMEB João Baptista Jaeger, Marco Antônio Viana Filho, o capricho e o cuidado das merendeiras começaram a ganhar visibilidade nos perfis do colégio em redes sociais. “Com as nossas postagens, a gente acabou semeando em outras escolas, como a Aldo Pohlmann, a motivação para trazer essa arte à hora da refeição e incentivar a alimentação equilibrada desde cedo”, completa. 

A Comur presta o serviço de preparo da alimentação escolar, por meio de suas merendeiras, totalizando aproximadamente 200 funcionárias que atuam junto à Rede Municipal de Ensino. (Karina Moraes)

25 de Julho de 2023