COMUR intensifica orientação para adesão ao Cartão MixMob

Mesmo com possibilidade de retirar cartão sem custos, 25% dos acessos aos ônibus ainda é com pagamento em dinheiro

COMUR intensifica orientação para adesão ao Cartão MixMob

Informativo sobre cartão é entregue nos ônibus Crédito: Divulgação / COMUR

Para aumentar a praticidade e a segurança de passageiros e motoristas dos ônibus de Novo Hamburgo, eliminando a necessidade do uso de dinheiro dentro dos veículos, a Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) intensificou as orientações sobre a confecção do Cartão MixMob. A ação é voltada para usuários que não possuem gratuidades, vale-transporte ou benefícios estudantis.

Desde o início de março, em uma parceria entre a COMUR, a Prefeitura e a Viação Santa Clara (Visac), os motoristas têm distribuído informativos sobre o cadastro do cartão para os passageiros que ainda pagam a passagem em dinheiro. O material informa que um dos postos de atendimento fica no Centro e inclui o número de WhatsApp para dúvidas: (51) 3035-2866.

A bilhetagem eletrônica foi implementada pela COMUR no ano passado e já conta com 30 mil usuários cadastrados no sistema. O objetivo é agilizar o embarque, reduzir filas e aumentar a segurança no transporte público.

Apesar do avanço, dos 400 mil acessos mensais aos ônibus da cidade, 100 mil ainda são pagos em dinheiro, representando 25% das passagens. O pagamento manual retarda a operação, pois exige que o motorista forneça troco, causando filas principalmente nas paradas do Centro.

"O cartão MixMob torna a rotina dos passageiros mais prática. Com ele, não há necessidade de enfrentar filas ou se preocupar com troco. Basta recarregar os créditos, aproximar o cartão do validador e seguir viagem com mais rapidez e segurança", destaca a coordenadora do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), Michelle Bervian.

Como solicitar o cartão avulso

A primeira via do cartão é gratuita, tornando-se uma opção vantajosa até mesmo para usuários esporádicos.

O cadastro pode ser feito no Largo Povo de Canelones (atrás das bancas da Praça do Imigrante), de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

A solicitação também está disponível no atendimento junto à Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, nº 667, bairro Ideal), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Como recarregar o cartão

Após a confecção, o Cartão MixMob pode ser recarregado nos próprios postos de atendimento, pelo aplicativo MixMob (Android e iOS) e pelo chatbot no WhatsApp (51) 99708-1765.

Em caso de dúvidas, entrar em contato no WhatsApp (51) 3035-2866.

24 de Março de 2025