Mesmo com possibilidade de retirar cartão sem custos, 25% dos acessos aos ônibus ainda é com pagamento em dinheiro
Para aumentar a praticidade e a segurança de passageiros e motoristas dos ônibus de Novo Hamburgo, eliminando a necessidade do uso de dinheiro dentro dos veículos, a Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) intensificou as orientações sobre a confecção do Cartão MixMob. A ação é voltada para usuários que não possuem gratuidades, vale-transporte ou benefícios estudantis.
Desde o início de março, em uma parceria entre a COMUR, a Prefeitura e a Viação Santa Clara (Visac), os motoristas têm distribuído informativos sobre o cadastro do cartão para os passageiros que ainda pagam a passagem em dinheiro. O material informa que um dos postos de atendimento fica no Centro e inclui o número de WhatsApp para dúvidas: (51) 3035-2866.
A bilhetagem eletrônica foi implementada pela COMUR no ano passado e já conta com 30 mil usuários cadastrados no sistema. O objetivo é agilizar o embarque, reduzir filas e aumentar a segurança no transporte público.
Apesar do avanço, dos 400 mil acessos mensais aos ônibus da cidade, 100 mil ainda são pagos em dinheiro, representando 25% das passagens. O pagamento manual retarda a operação, pois exige que o motorista forneça troco, causando filas principalmente nas paradas do Centro.
"O cartão MixMob torna a rotina dos passageiros mais prática. Com ele, não há necessidade de enfrentar filas ou se preocupar com troco. Basta recarregar os créditos, aproximar o cartão do validador e seguir viagem com mais rapidez e segurança", destaca a coordenadora do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), Michelle Bervian.
Como solicitar o cartão avulso
A primeira via do cartão é gratuita, tornando-se uma opção vantajosa até mesmo para usuários esporádicos.
O cadastro pode ser feito no Largo Povo de Canelones (atrás das bancas da Praça do Imigrante), de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
A solicitação também está disponível no atendimento junto à Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, nº 667, bairro Ideal), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Como recarregar o cartão
Após a confecção, o Cartão MixMob pode ser recarregado nos próprios postos de atendimento, pelo aplicativo MixMob (Android e iOS) e pelo chatbot no WhatsApp (51) 99708-1765.
Em caso de dúvidas, entrar em contato no WhatsApp (51) 3035-2866.