Diretor-geral da companhia apresentou medidas, esclareceu dúvidas e ouviu sugestões dos parlamentares
O diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), Fabio Tomasiak, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira (17), onde apresentou detalhes sobre o funcionamento do Rotativo Digital.
Atendendo à convocação do vereador Juliano Souto, Tomasiak forneceu dados sobre a operação do estacionamento no Centro e esclareceu dúvidas dos parlamentares.
Tomasiak destacou que o Rotativo Digital foi concebido para auxiliar o comércio local, rebatendo o entendimento de que ele traria prejuízos aos lojistas e prestadores de serviço.
"A ideia do Rotativo Digital é garantir que o comércio tenha mais clientes. Para isso, é fundamental que existam vagas disponíveis, permitindo que os consumidores cheguem aos estabelecimentos. Sem esse sistema, não há renovação das vagas", explicou.
Os vereadores sugeriram medidas como a flexibilização de horários, a instalação de parquímetros e a ampliação do tempo de tolerância. Em resposta, a COMUR se comprometeu a realizar um estudo de viabilidade e apresentar alternativas à Prefeitura.
Uma das melhorias já implementadas para tornar o sistema mais acessível aos motoristas é o pagamento via PIX, eliminando a necessidade de baixar o aplicativo do serviço.
Agora, o motorista pode simplesmente escanear um QR code, inserir a placa do veículo, selecionar o tempo de permanência e a zona de estacionamento, gerando um código para pagamento diretamente no aplicativo do seu banco.
Alternativa ao aplicativo
Desde o início da operação, em abril de 2022, o sistema já registrou 320 mil veículos únicos, embora a frota municipal seja composta por cerca de 138 mil automóveis, camionetas e caminhonetes – os veículos passíveis de cobrança.
O dado revela que 182 mil veículos emplacados em outras cidades utilizam o estacionamento de forma esporádica e não têm interesse em baixar o aplicativo.
A COMUR pretende readequar as placas das ruas onde o Rotativo Digital opera, incluindo nelas o QR code para pagamento rápido. Além disso, adesivos com o código estarão disponíveis no comércio local.
Paralelamente, a companhia busca padronizar a atuação dos monitores, garantindo maior eficiência no atendimento aos motoristas.
Números do Rotativo Digital
Atualmente, Novo Hamburgo dispõe de 2.078 vagas, distribuídas entre Zona Azul e Zona Verde, fiscalizadas por 19 monitores.
O sistema do Rotativo Digital já conta com quase 94 mil CPFs cadastrados, além dos motoristas que optam pelo pagamento físico ou via PIX, sem necessidade de registro.
Estiveram na tribuna de honra da Câmara, também representando a companhia, o diretor administrativo-financeiro, Marcos Fernandes Aguiar, e a gerente jurídica, Joice Schmitt.