Nos dias 21 e 24 de novembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou a 10ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) na Casa das Artes. Durante as duas manhãs e duas tardes do evento aberto aos colaboradores da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), foram ministradas palestras que ampliaram os debates sobre questões importantes e atuais a respeito do tema. No total, em torno de 160 profissionais da Comur assinaram a ficha de cadastramento de presença na entrada do evento.
A Sipat é uma das atribuições da Cipa e neste ano, por meio de uma enquete via smartphone disponível aos funcionários da Comur, foi possível chegar ao lema da edição de maneira democrática. “Promover a segurança e a tolerância é um ato de consciência e respeito pelo próximo” foi a frase vencedora na votação, de autoria da servente de limpeza Beatriz Elaine Gerhardt. O slogan ilustrou o material gráfico dos encontros em forma de estampa para camisetas, agendas e canetas.
Como presidente da Cipa para a Gestão 2023/2024, a comunicadora social Karina Moraes realizou as apresentações e mediações da semana. “Na pauta tivemos temas difíceis, por vezes sensíveis mas necessários, conforme avaliaram os cipeiros e a plateia respondeu com grande atenção”, observou. Todas as palestras contaram na abertura com as palavras motivadoras do diretor-geral da Comur, Paulo Kopschina.
Na manhã de terça, 21, o capelão civil voluntário e jornalista Paulo Barcelos explanou sobre o tema Dependência Química: como Agir nessa Situação e Onde Buscar Ajuda, destacando a codependência de familiares, amigos e colegas pela convivência direta. Na tarde do mesmo dia, o advogado Fábio Tomasiak, com atuação na área de Prevenção de Conflitos, palestrou sobre Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.
Já na quinta pela manhã, 24, a Sipat contou com um primeiro momento sobre Segurança do Trabalho a cargo do técnico no assunto Afrânio Vilmar Landskron. Em seguida, a coordenadora do Centro de Educação Nutricional (Nutrir), da Prefeitura de Novo Hamburgo, a nutricionista Mabilda Maria Dalmazo Dotto, falou ao público a respeito de Alimentação Saudável: Escolhas mais Conscientes. Para tornar mais dinâmica as suas colocações, ela contou com o apoio das acadêmicas de Nutrição Yasmin Tomm da Silva e Natália Spengler, que estimularam os presentes a levantar placas que classificassem alimentos no telão como sendo in natura, processados ou ultraprocessados em um quiz interativo.
Na tarde do mesmo dia 24, mais uma vez na semana, o jornalista Paulo Barcelos retornou à Casa das Artes, na ocasião para ministrar a palestra Como Enfrentar e Superar o Luto, encerrando os trabalhos da 10ª Sipat. “Em nome dos cipeiros, agradeço a todos pela presença e por nos prestigiarem neste evento, pois foi uma grande satisfação constatar o interesse de tantos dos nossos colaboradores por mais conhecimento sobre as temáticas propostas”, finalizou Karina.
A Casa das Artes fica na central Rua Primeiro de Março, 59, e o espaço foi gentilmente cedido para a 10ª Sipat pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult).
27 de Novembro de 2023