O Departamento de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo , em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, conjuntamente com o Departamento de Patologia do curso de Odontologia da UFRGS, promovem durante o mês de maio a 22ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca.
A COMUR, parceira dessa iniciativa participa com a realização conjunta de encontros com colaboradores para a realização de palestras marcadas para dias 06 e 11 de maio. O primeiro ocorre na sede da Capina/Almoxarifado e o segundo encontro na sede Administrativa, ambos das 11h às 12h.
O câncer de boca está entre os tumores mais frequentes na população brasileira, sendo o 5º lugar em incidência nos homens e 12º entre as mulheres. A Região Sul apresenta alta incidência da doença. Esse é um tumor maligno que se desenvolve a partir de lesões na região bucal com localização preferencial no lábio inferior, assoalho da boca e borda da língua. As lesões se manifestam através de ferida, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor de garganta incessante entre outros sintomas. Se apresenta inicialmente como uma ferida indolor, aparentemente inofensiva e que não cicatriza em duas semanas.
O fumo e o álcool são as principais fontes de risco externo. O tabaco está associado a 90% dos casos em homens e 60% em mulheres, já o álcool está associado a 55% dos casos.
A exposição excessiva ao sol pode provocar, não apenas câncer de pele, como também o bucal, principalmente na região dos lábios.