Durante as duas últimas semanas, os colaboradores da Administração da Comur passaram por um letramento LGBTQIAPN+, sigla que busca representar a diversidade sexual e de gênero. A iniciativa foi conduzida pelo Restaura NH, que promove capacitações de comunicação não-violenta, e que se trata do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Novo Hamburgo.
Dada a relevância de se apresentar as diversas possibilidades de entendimento individual e conquistando cada vez mais espaço social para a autoafirmação e a inclusão representativa dos grupos na comunidade, o processo de aprendizado inclui, inevitavelmente, o ambiente corporativo, seja na iniciativa privada ou pública.
Representado pela psicóloga Aline Rovaris, o Restaura NH conduziu a apresentação na sede administrativa da Companhia em uma oportunidade de reflexão e troca de ideias entre os colegas.
A representante do Restaura NH trouxe como convidada ministrante a professora Júlia Cunha, formada em Letras e com uma trajetória de trabalhos envolvendo o tema da diversidade há mais de dez anos.
As interações foram regidas por vivências e os desafios de se construir uma sociedade mais justa e que abraça a alteridade, ou seja, o contato saudável com as diferenças.
O Restaura NH é o programa que consiste em um conjunto articulado de estratégias inspiradas nos princípios da Justiça Restaurativa, por meio também do desenvolvimento de cursos e letramentos.
Júlia manifestou em suas redes sociais a satisfação em contribuir com a Companhia Municipal de Urbanismo, compartilhando conhecimentos com os participantes. “Hoje (1° de julho) foi o encerramento de uma sequência de três formações de Letramento LGBTQIAPN+, ministradas para profissionais da Comur", pontuou. "É sempre muito gratificante poder contribuir para uma sociedade mais igualitária, e estamos construindo um futuro mais inclusivo e respeitoso."
05 de Julho de 2024