Foto Lu Freitas/PMNH
Estamos no Dia Mundial do Meio Ambiente e nada mais justo que lembrarmos um dos espaços mais bonitos e bem cuidados do coração de Novo Hamburgo: a Praça Punta del Este, localizada na Avenida Nações Unidas, sob o viaduto da Trensurb. Assim como muitos espaços públicos da cidade, a praça recebe atenção especial da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). E a responsável por este capricho e zelo é a colaboradora da Comur Marli Michel, 63 anos, que de segunda a sexta-feira dedica-se a varrer, recolher o lixo, cuidar dos canteiros, regar as plantas, podar e tentar conscientizar a todos de que é preciso manter o local organizado.
Porém, manter canteiros bem cuidados, plantas sempre revigoradas, bancos em ordem e o espaço sempre limpo não é tarefa fácil. Marli conta que geralmente na segunda-feira o trabalho é dobrado. “Há depredação no final de semana. Plantas são arrancadas, lixo fica no chão e até pichações já foram feitas. Isso me deixa triste porque cuido daqui como se fosse minha casa. Às vezes, passo a semana arrumando o que foi estragado”, conta ela, enquanto lamenta que mais dois pés de lírios da paz morreram em função da cerveja e refrigerante derramados no canteiro nos fins de semana.
Mesmo sabendo que cada segunda é um retrabalho, Marli diz que a praça é sua segunda casa. Ela está desde 2018 como responsável e já fez muitas amizades no local. “Sou reconhecida pelas pessoas que passam aqui para ir ou voltar do trabalho e pelos lojistas que sempre me ajudam quando preciso. Fiz muitas amizades e tenho orgulho de cuidar dessa praça que é admirada pelas pessoas.” E o reconhecimento de Marli já veio até da Câmara de Vereadores. Em março, o presidente Raizer Ferreira protocolou um requerimento para que seja consignado em ata um Voto de Congratulações ao trabalho que ele considera “impecável e de grande importância para a comunidade”.
Para o diretor da Comur, Maurício Alcides Saul, o trabalho de Marli na praça Punta del Este é um grande orgulho para a Companhia. “Nossos colaboradores trabalham com o coração, tanto nas praças, quanto nas escolas ou em qualquer outra função que exercem. Queremos, cada vez mais, deixar Novo Hamburgo agradável para os moradores e visitantes.” A praça leva o nome de Punta del Este em função de laços de amizade do Rotary de Novo Hamburgo com o Rotary de Punta del Este. Este batismo da praça ocorreu em 25 de maio de 1989.
SAIBA MAIS
- A responsável pelo projeto hamburguense, arquiteta Andrea Schütz, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) explica que o projeto paisagístico da Praça Punta del Este foi inspirado em um projeto existente na Cidade do México, onde os pilares de viadutos receberam vasos e gradis com o cultivo de plantas trepadeiras e espécies de folhagens ornamentais.
- A escolha das espécies que compõem os canteiros foram pensadas, não apenas na sua manutenção, mas também por serem plantas que auxiliam na purificação do ar, já que o espaço urbano está localizado em área de intenso tráfego de veículos.
- Entre as espécies cultivadas estão a grama capim amendoim, hera, espada de são jorge, lírio da paz, tunbergias, ainda em alguns canteiros são cultivadas flores da estação entre outras.
- O projeto busca resgatar um pouco do verde no centro urbano, em um local que serve de passagem e descanso. Para tanto foram instalados bancos e tablados em Ekobio, que se trata de um material reciclado que reúne aparas de madeira e plástico. Lixeiras e caixas para coleta de bitucas de cigarro estão por toda a extensão do local.
- As colunas do viaduto foram intercaladas com a colocação de grades, por onde as plantas trepadeiras se apoiam para subir e outros foram decorados com grafites pintados por grafiteiros locais mostrando espécies da fauna e flora do Vale do Sinos.
Tatiane Brandão/COMUR
Assessora de Comunicação
Jornalista MTB/RS 2577
05 de Junho de 2021