O diretor-geral da Comur, Diego Martinez, segura o troféu que destaca Novo Hamburgo como município de inovação, dentro do conceito de smart city, com a implementação da bilhetagem eletrônica
O 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), contou com Cerimônia de Premiação na noite de quarta-feira (30/10). A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) teve destaque em Mobilidade Urbana com a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), tecnologia embarcada nos ônibus MixMob que passaram a circular no Município neste ano, marcando um novo ciclo no transporte coletivo hamburguense.
A premiação foi realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park, evento nacional voltado para a inovação e empreendedorismo na gestão pública municipal. O 1º lugar conquistado na categoria recebeu a distinção “Novo Hamburgo: Inovação no Transporte Público: Bilhetagem Eletrônica como instrumento de controle municipal”. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social.
O SBE está sendo referência nacional. Com o sistema há maior controle da gestão pública sobre a compra e o uso das passagens de ônibus, oferecendo total transparência em relação aos recursos arrecadados em função dos meios eletrônicos. A Comur realizou um eficiente trabalho de cadastramento da população usuária do transporte público de modo a chamar a atenção de outros municípios para a solução implementada em Novo Hamburgo.
O diretor-geral da Comur, Diego Martinez, ressalta que as estratégias de inovação digital implementadas pela Comur já estão a serviço do EsteioMob. “A Companhia tem contrato com a cidade de Esteio, onde está instalada uma filial do SBE desde 7 de setembro”, destaca. “Há projetos de expansão em andamento para novos avanços muito em breve dentro da região metropolitana.”
No recente evento na Serra gaúcha, os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféu, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares, além de certificado, atribuindo o selo de boas práticas às ações desenvolvidas pelas prefeituras gaúchas.
Em seu discurso naquela noite, o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou que todos os projetos são boas práticas e todos os finalistas podem se considerar verdadeiros vencedores. “O prêmio é uma grande inspiração para os gestores que já atuam, mas também para quem está chegando para se inspirar e transformar sua região. A gente não precisa inventar a roda, apenas adaptar a realidade dos nossos municípios”, declarou.
Promovido pela Famurs, o Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais.
O júri do 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal analisou 279 projetos, de 125 prefeituras, e premiou 48 projetos, de 38 municípios, em diferentes categorias.