Comur e Asbem promovem tarde especial de apresentação dos selecionados no Programa Jovem Aprendiz

A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) participou nesta segunda-feira (31) da apresentação de 14 estudantes do Programa Jovem Aprendiz, na sede da Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem). A rotina dos selecionados se inicia na Comur a partir desta terça-feira, dia 1º. Na parceria entre as entidades foi prevista a duração de dez meses de aprendizagem para os participantes em curso ministrado pela Asbem e com a parte prática a cargo da Companhia. 
 
Participaram da tarde a chefe de Recursos Humanos da Comur, Paula Michele da Silva, a gerente administrativo-financeira da Companhia, Kelbe Gonçalves Rodrigues, mais integrantes da equipe da Comur que terão os aprendizes como colegas em seus setores. “Com esse modelo de profissionalização, nós também saímos da nossa zona de conforto, pois o Jovem Aprendiz é uma via de mão dupla”, ressalta Paula. 
 
Pela Asbem, na mesma oportunidade, a diretora administrativo-financeira Lilian Seidl destacou a importância da união entre as entidades. “Com a Comur, estamos aprendendo uma nova forma de personalização da aprendizagem junto a essa turma”, destaca. Na primeira etapa dessa tarde, a apoiadora pedagógica Daniela Sperb apresentou o trabalho da entidade na construção de uma sociedade mais empática e acolhedora. “O plano do curso prevê a aprendizagem por meio do desenvolvimento de saberes sociais, de vida, das ciências e do trabalho”, ressalta. “Sempre com foco na autonomia.” 
 
De acordo com a assistente social Fátima Machado, a Asbem olha para o adolescente como um indivíduo em construção. “Contamos com o apoio de toda uma rede socioassistencial, atentos a uma inserção laboral saudável”, completa. 
 
Ao fim do encontro, a nova turma do Programa Jovem Aprendiz fez uma apresentação sobre a história e os serviços prestados pela Comur, expondo maquetes feitas por eles que retrataram a sede na rodoviária e uma escola representando a rede pública de ensino. 
 
O Jovem Aprendiz visa à inclusão de jovens ao mercado. Voltada ao desenvolvimento de competências que contribuam na preparação para o mundo do trabalho, a execução do programa em Novo Hamburgo assume uma maior responsabilidade junto à sociedade. Além das cotas previstas em lei, a parceria entre Comur e Asbem prevê que, preferencialmente, 25% das vagas oferecidas são destinadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social.

31 de Outubro de 2022